ANÁLISE DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL RELACIONADA AO GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores

  • Kethlyn Djulyany Ribeiro UNIANDRADE
  • RAMON DE OLIVEIRA BIECO BRAGA

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Currículo, Gênero, Sexualidade

Resumo

Este trabalho volta-se para o tema Educação, Gênero e sexualidade, com análise do currículo de história do Ensino Fundamental relacionada ao gênero e sexualidade. Essa questão se deve ao fato de que o objetivo do ensino de história é levar o estudante a pensar historicamente sobre o gênero e sexualidade. O objetivo central deste estudo é verificar a questão de gênero e sexualidade no currículo de História no Ensino Fundamental. A análise demonstrou que o papel da História na formação do estudante do Ensino Fundamental no que diz respeito a gênero e sexualidade baseia-se em promover a aprendizagem do pensamento histórico por meio do trabalho com fontes, com a utilização de textos historiográficos que apresentem posições divergentes que ressaltam os relatos hegemônicos da história, para que possam compreender as ações dos sujeitos históricos em seu tempo e refletir criticamente sobre o passado para também compreender reflexiva e criticamente o seu presente.

Downloads

Publicado

25.05.2023