ENSINAR HISTÓRIA DIANTE DE NOVOS DESAFIOS: AULAS REMOTAS DO PARANÁ EM INTERFACE COM O CONCEITO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E OS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Weslei Gleison Ferraz Lisbôa Uniandrade
  • Liliane Cristina Coelho UNIANDRADE

Palavras-chave:

Inclusão educacional, educação histórica, consciência histórica, ensino à distância

Resumo

Essa pesquisa articula os saberes da Educação Inclusiva, tendo como principal expoente Mantoan (2015) com as diretrizes da BNCC para o componente de História e a teoria de Jorn Rusen quanto à formação de uma consciência histórica crítica. Buscando verificar se esses pressupostos estão presentes na prática dos professores de História que atuaram no contexto das aulas remotas, disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná na plataforma de estudos Aulas Paraná. Através da metodologia de estudo de caso e observação extensiva das vídeo-aulas e do conteúdo de história, buscar-se-á concluir que o ensino de história foi pensado para todos os educandos, objetivando contribuir para a sua tomada de decisão no tempo de forma crítica, rompendo com as visões tradicionais acerca do passado, fundamentando-se em um pensamento pautado na valorização da diversidade humana.

Downloads

Publicado

25.05.2023