GEOPOLÍTICA DO INGLÊS - INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Nicolle Macxime Dezentinik Primieri Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade)
  • Marcos Alede Davel Uniandrade

Palavras-chave:

Inglês, Língua Franca, cultura brasileira, sotaque, identidade

Resumo

Este trabalho busca entender afundo como foi o processo histórico da geopolítica do inglês e sua expansão como língua franca mundial, a partir da influência do imperialismo britânico no final do século XIX e a hegemonia norte-americana após a Segunda Guerra Mundial. Com as pesquisas realizadas, é possível analisar aspectos culturais e sociais que estão fortemente ligados ao processo de ensino aprendizagem da língua inglesa nas escolas. Para realização do trabalho, foram realizadas pesquisas por meio de obras e outros artigos científicos, que possibilitam acesso a diversas informações relacionadas ao processo de expansão da língua inglesa no mundo, além disso, questões que envolvem a cultura norte-americana e britânica, para entender a influência desses grupos na cultura brasileira. Para o aprofundamento do assunto e realização da pesquisa, foram abordadas questões como o Inglês como Língua Franca (ILF), Inglês como Língua Internacional (ILI), a supervalorização da língua inglesa, a desvalorização da cultura nacional brasileira e a língua inglesa em seu contexto histórico e social. O Inglês como Língua Franca (ILF) tem como característica a comunicação entre pessoas de diferentes nacionalidades e culturas. A pronúncia do inglês com sotaque, revela a origem identitária do falante, pronunciar o idioma sem o sotaque significa o apagamento da cultura e a desvalorização da identidade nacional.

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Publicado

25.05.2023