Sobre a Revista

Qualis Capes B3, área de Letras e Linguística.

ISSN: 1984-6614 / eISSN: 2676-0118

Política de acesso aberto padrão Diamante (Diamond Road Open Access).

 


Foco e Escopo

A Revista Scripta Alumni é um periódico específico para discentes. Com publicação semestral, a revista utiliza o processo de avaliação duplo cego pelos pares e é editada pelos Programas de Mestrado e Doutorado em Letras (Teoria Literária) do Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE, desde 2008.

A publicação tem como objetivo promover e divulgar a produção acadêmica dos graduandos, mestrandos e doutorandos da Uniandrade e de outras IES, além de incentivar a troca de ideias e a reflexão crítica sobre os estudos literários, nos mais diversos campos artísticos ligados à literatura, tais como: cinema, teatro e dramaturgia, pintura, entre outros.

Todos os números da Scripta Alumni são registrados e cadastrados. Sendo assim, todos os artigos publicados na revista possuem o D. O. I. (Digital Object Identifier). Além disso, todos os volumes da revista são disponibilizados no Directory of Open Access Journals (DOAJ).

São aceitos: artigos de graduandos, mestrandos e doutorandos do Centro Universitário Campos de Andrade e de outras IES; e artigos de autoria conjunta (orientador e orientando). Não serão aceitos trabalhos que não informarem o nome de um professor como orientador ou coautor.

Os artigos devem ser submetidos à avaliação exclusivamente pela plataforma eletrônica Open Journal Systems:

https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/index

Todos os trabalhos devem seguir as normas apresentadas nas Diretrizes da Revista e atender ao tema informado na Chamada de Publicação.

Scripta Alumni v. 26, n. 2, jul.-dez. 2023

Literatura e Espaço [Ver Apresentação e Expediente deste número.]

Publicada em 15 dez. 2023

 


Política Editorial

A revista Scripta Alumni publica exclusivamente textos escritos por alunos (em autoria isolada, sob orientação de um professor; ou em coautoria com o professor orientador).

Além disso, o periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a democratização mundial do conhecimento.

Apesar do fato de a revista ter entrado para o OJS apenas no segundo semestre de 2015, todos os volumes da Scripta Alumni podem ser acessados nesta página, incluindo os 13 primeiros (publicados desde 2008 até o primeiro semestre de 2015, em formato PDF, no site institucional). Sendo assim, para ver qualquer volume da revista Scripta Alumni, basta ir até o menu superior desta página, clicar na aba "Anteriores" e escolher a publicação desejada. A iniciativa de transferir para a plataforma OJS até mesmo os volumes que originalmente tinham sido publicados em PDF seguiu o propósito de unificar a revista, facilitando o acesso e preservando a memória do periódico.


Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos são avaliados seguindo o procedimento do parecer duplo cego pelos pares.

Na avaliação, serão levados em conta: o tema do trabalho (que deve estar em consonância com as informações que constam da chamada de publicação); a estrutura; os resumos; o título; as palavras-chave; a base teórica utilizada; a obediência às normas da revista; e a língua portuguesa.

O processo avaliativo da revista, incluindo todas as etapas, tem a duração média de três meses.


Periodicidade

A revista Scripta Alumni é uma publicação eletrônica semestral.

Qualis Capes B3, área de Letras e Linguística.

ISSN: 1984-6614 / eISSN: 2676-0118


Polí­tica de Acesso Livre

A Scripta Alumni segue a política de acesso aberto padrão Diamante (Diamond Road Open Access). Sendo assim, é permitido acesso livre a autores e leitores, por período irrestrito, sem cobrança de taxas e sem exigência de assinatura. A Scripta Alumni também não cobra APC (Article Processing Charge).

Além disso,  a revista Scripta Alumni oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a democratização mundial do conhecimento.

Apesar do fato de a revista ter entrado para o OJS apenas no segundo semestre de 2015, todos os volumes da Scripta Alumni podem ser acessados nesta página, incluindo os 13 primeiros (publicados desde 2008 até o primeiro semestre de 2015, em formato PDF, no site institucional). Sendo assim, para ver qualquer volume da revista Scripta Alumni, basta ir até o menu superior desta página, clicar na aba "Anteriores" e escolher a publicação desejada. A iniciativa de transferir para a plataforma OJS até mesmo os volumes que originalmente tinham sido publicados em PDF seguiu o propósito de unificar a revista, facilitando o acesso e preservando a memória do periódico.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 


Sponsors

Centro Universitário Campos de Andrade
Publicação Semestral dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária

  • Reitor: Prof. José Campos de Andrade Filho
  • Pró-Reitor de Graduação: Prof. Anderson José Campos de Andrade
  • Pró-Reitor Administrativo: Prof. Anderson José Campos de Andrade
  • Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Profa. Mari Elen Campos de Andrade
  • Editora responsável: Profa. Dra. Verônica Daniel Kobs
  • E-mail: scripta.alumni@uniandrade.edu.br

Histórico do Periódico

A revista Scripta Alumni é uma publicação eletrônica semestral dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade.

Qualis Capes B3, área de Letras e Linguística.

ISSN: 1984-6614 / eISSN: 2676-0118

A revista, que teve seu primeiro volume lançado em 2008, tem como objetivos promover e divulgar a produção acadêmica dos alunos (graduandos, mestrandos e doutorandos - da Uniandrade e de outras IES), incentivar a troca de ideias e a reflexão crítica sobre os estudos literários, bem como oferecer um fórum sobre temas abordados em projetos de pesquisa, em vários graus de desenvolvimento.

No segundo semestre de 2015, na preparação do volume 14, a revista foi inserida na plataforma Open Journal System. Com o tempo, os volumes anteriores, de 1 a 13, os quais tinham sido publicados no formato PDF, exclusivamente no site institucional, foram postados na plataforma OJS, passando a integrar a página oficial da revista. Essa ação tinha como objetivo não apenas dar unidade à revista, mas também para preservar nossa memória, por meio do registro e da compilação de todos os artigos publicados na Scripta Alumni, em um só espaço.

Sendo assim, hoje, autores, leitores e demais interessados em literatura podem acessar todos os volumes da nossa revista, desde o primeiro até o mais recente. Para isso, basta ir ao menu superior desta página e clicar sobre a aba "Anteriores". Navegue pela nossa história e acesse o volume que desejar.

A Scripta Alumni, consciente das transformações no mundo contemporâneo, há mais de uma década publica artigos que fazem uso de abordagens teóricas atuais e que contemplem a literatura e os mais diversos campos artísticos ligados a ela, tais como: cinema, teatro e dramaturgia, poesia, pintura, fotografia, música, entre outros.


Indexação e Divulgação

Indexadores e Bases de Dados:

  • CNEN / LivRe — Portal de Periódicos de Livre Acesso (Brasília, Brasil)
  • Diadorim (Brasília, Brasil)
  • DOAJ — Directory of Open Access Journals (Lund, Suécia)
  • DRJI — Directory of Research Journals Indexing (Solapur, Índia)
  • EZB — Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Regensburg, Alemanha)
  • Fatcat! / Internet Archive (Califórnia, Estados Unidos)
  • Google Acadêmico (Califórnia, Estados Unidos)
  • Internet Archive Scholar (Califórnia, Estados Unidos)
  • LA Referencia (Montevidéu, Uruguai)
  • Latindex — Directorio (Cidade do México, México)
  • LatinRev (Buenos Aires, Argentina)
  • MIAR — Information Matrix for the Analysis of Journals (Barcelona, Espanha)
  • MLA International Bibliography — Modern Language Association (Nova Iorque, Estados Unidos)
  • Oasisbr (Brasília, Brasil)
  • Periódicos Capes (Brasiília, Brasil)
  • PKP — Public Knowledge Project (Burnaby, Canadá)
  • RCAAP — Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Lisboa, Portugal)
  • Research Bible / Journal Seek (Hamilton, Nova Zelândia)
  • Wikidata (Califórnia, Estados Unidos)
  • ZDB — Zeitschriften DateBank (Berlim, Alemanha)

Divulgadores:

  • Biblioteke Virtual
  • CrossRef
  • DOI — International DOI Foundation
  • IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia)
  • Qualis Capes


D. O. I. (Digital Object Identifier)

Digital Object Identifier System (Prefixo n. 10.18304)

Volumes 1 a 13:

Para obter o DOI dos artigos publicados, nos volumes 1 a 13 da revista Scripta Alumni, basta ir ao menu superior desta página e clicar sobre a aba "Anteriores". Depois, localize o volume desejado, clicando sobre ele. Posteriormente, clique em "Sumário". Por fim, localize a seção "Dados da publicação". Nela, o arquivo intitulado "Digital Object Identifier (DOI) dos artigos publicados nesta edição" fornece a listagem com todos os códigos. Localize, na lista, o título de seu artigo e copie o DOI informado.

A partir do Volume 14:

A partir do volume 14 da revista Scripta Alumni, o procedimento para obter o DOI dos artigos publicados é diferente: basta ir ao menu superior desta página e clicar sobre a aba "Anteriores". Depois, localize o volume desejado, clicando sobre ele. Posteriormente, clique em "Sumário". No "Sumário", clique sobre o título de seu artigo e pronto. Você será direcionado para outra página, que apresenta as principais informações sobre seu artigo. Nessa nova tela, o DOI é informado logo após o "Resumo".

A partir do Volume 24, n. 1:

Com a nova versão da plataforma OJS, basta acessar o "Sumário" e clicar sobre o título do artigo. Você será direcionado para outra página, que apresenta as principais informações sobre seu artigo. Nessa nova tela, o DOI é informado logo após o nome do autor, antes do "Resumo".


Redes Sociais e Sites

  • Doc Player
  • Follow Science
  • Livrozilla
  • Yumpu
  • Scribd
  • Usp
  • Semantic Scholar
  • Passei Direto
  • Slide Share
  • Google Books
  • Research Gate
  • Science Gate

Sobre Este Sistema de Publicação

Open Journal Systems (OJS) é um aplicativo de software de código aberto para gerenciar e publicar periódicos acadêmicos. Originalmente desenvolvido e lançado pela PKP em 2001 para melhorar o acesso à pesquisa, é a plataforma de publicação de periódicos de código aberto mais amplamente usada, com mais de 10.000 periódicos usando-a em todo o mundo.

Saiba mais sobre o OJS em https://docs.pkp.sfu.ca/faq/en/getting-started