Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve ser preferencialmente inédito e não deve estar sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word. O conteúdo e as opiniões do texto publicado são de responsabilidade do autor do trabalho. Os originais não serão devolvidos aos autores.
  • O texto está de acordo com as normas de formatação da revista Scripta Alumni, disponível nesta plataforma, no item "Diretrizes para os autores"; as figuras e tabelas (caso existam) estão inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.
  • Em caso de submissão a uma seção com parecer duplo cego pelos pares (ex.: artigos em geral), as instruções disponíveis em Assegurando uma avaliação cega foram seguidas.
  • Os dados do artigo (título, autoria, instituição de origem, etc.) estão informados de modo correto e completo no Documento Suplementar (solicitado pela revista, nas Normas). Observação: Os dados informados no Documento Suplementar serão os que a revista utilizará para contato com o autor, com o orientador, assim como para a carta de aceite e para a publicação (caso o artigo seja aprovado). Em caso de erro na informação dos dados do artigo pelo autor a revista não fará correções posteriores. Além disso, nos casos de coautoria, os nomes dos autores aparecerão, no artigo publicado, seguindo o critério da ordem alfabética.
  • O autor concorda que as revisões necessárias aos artigos aprovados pelo Conselho serão feitas apenas nas etapas previstas pela revista: 1. de conteúdo; 2. de língua portuguesa e formatação. A revista não fará correções, depois de o artigo ter sido publicado.
  • O professor orientador do artigo tem conhecimento do trabalho, concorda com a submissão do artigo ao Conselho desta revista e concorda em receber cópias dos e-mails, durante o processo de avaliação/revisão. Caso, durante o processo, o editor verifique que o orientador não está informado sobre a submissão do trabalho, o artigo será desconsiderado.
  • O(a) autor(a) do artigo está ciente de que a revista enviará e-mails (sobre os pareceres, as correções e outros detalhes do trabalho) sempre com cópia para o professor orientador e concorda com essa regra, que faz parte da política seguida pela revista.
  • O(a) autor(a) do artigo está ciente de que o próximo volume da revista Scripta Alumni (para o qual o trabalho/artigo está sendo submetido) não será publicado no formato impresso. A publicação será eletrônica (on-line) e ficará acessível na página oficial da revista. Além disso, o(a) autor(a) está ciente de que o DOI do artigo (que é comprado pelo Centro Universitário Campos de Andrade apenas após a publicação da revista) será enviado pela editora, por e-mail, quando a instituição fizer a aquisição dos códigos, o que ocorre alguns meses depois da publicação.
  • Importante: orientador é diferente de coautor. O(a) autor(a) do artigo declara que tem ciência de que o nome do(a) professor(a) orientador(a) só aparecerá também como autor(a) do trabalho, junto com o nome do(a) aluno(a), se isso for informado, no Documento Suplementar. Nesse caso, se o(a) orientador(a) também for coautor(a) do trabalho, o nome do(a) professor(a) deve aparecer duas vezes, no Documento Suplementar: uma vez no campo “Autor”; e outra vez no campo “Orientador”. Se isso não ocorrer, a revista mencionará o nome do(a) professor(a) apenas como orientador(a) do trabalho. Não serão feitas correções, depois de o artigo ter sido publicado.
  • O trabalho deve ter menos de 2MB. Caso contrário, o sistema não permitirá que o arquivo seja anexado à plataforma da revista. Se o arquivo for maior que 2MB, o(a) autor(a) deve reduzir o tamanho, antes de postar o arquivo final, no site da revista. Artigos com imagens tendem a ser pesados. Nesse caso, o tamanho das figuras também deve ser reduzido.

Diretrizes para Autores

A Scripta Alumni não cobra nenhuma taxa de processamento, nem de publicação de artigos. O periódico também não cobra taxa para submissão de trabalhos.

Considerando a data final divulgada na Chamada para Publicação, o período médio de avaliação dos artigos é de cerca de três meses ou dez semanas.

CHAMADA E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
CALL AND GUIDELINES FOR PUBLICATION

A Revista Scripta Alumni é uma publicação eletrônica semestral dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade.

Qualis Capes B3, área de Letras e Linguística.

ISSN: 1984-6614 / eISSN: 2676-0118

O periódico tem como objetivo promover e divulgar a produção acadêmica de graduandos, mestrandos e doutorandos — da Uniandrade e de outras IES —, além de incentivar a troca de ideias e a reflexão crítica sobre os estudos literários, nos mais diversos campos artísticos ligados à literatura, tais como: cinema, teatro e dramaturgia, pintura, entre outros.

Em breve, a Scripta Alumni lançará o v. 27, n. 1, correspondente ao primeiro semestre de 2024. Os interessados em publicar artigos devem fazer a submissão até 15 de abril de 2024, por meio da plataforma eletrônica da revista:

https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/index

Serão aceitos: artigos de graduandos e pós-graduandos (até dois autores); e artigos de autoria conjunta (orientador e um orientando). Não serão aceitos trabalhos que não informarem o nome de um professor orientador. Também não serão aceitos artigos de autores que não sejam alunos. Para o v. 27, n. 1, serão aceitos artigos que atendam ao tema Literatura-mosaico. Nesse contexto, os textos literários analisados devem ser apresentados como uma junção: de vozes; de mídias; de etnias e culturas; de textos; de linguagens; de gêneros textuais; de versões; de tempos; de lugares; etc. Diante dessas possibilidades, diversos conceitos podem ser discutidos. As vozes e as versões podem ser associadas ao foco narrativo e às questões de perspectiva. As mídias, os textos e os gêneros textuais relacionam-se facilmente à intermidialidade, à intertextualidade e à colagem. Já as diferentes etnias e culturas dão base ao aprofundamento das identidades, da diversidade e de outros assuntos pertinentes à área dos Estudos Culturais. As linguagens variadas podem motivar discussões acerca do plurilinguismo, da construção de sentidos e das subjetividades nos locais de fala e de escuta. Quanto aos distintos tempos e espaços, algumas abordagens viáveis são, respectivamente: aquelas relacionadas às combinações ou à predominância de presente, passado e futuro; e as que dizem respeito ao cenário, à mobilidade dos personagens na história e à presença/ausência de fronteiras.

Outros temas e outros conceitos, não citados aqui, também são bem-vindos, desde que sejam relevantes para o dossiê proposto nesta chamada. Importante: No “Resumo” e no “Abstract” do artigo, o(a) autor(a) deve estabelecer um vínculo claro entre o tema do trabalho e o tema “Literatura-mosaico”.

Link de acesso à plataforma para o envio de trabalhos:

https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/index

Endereço eletrônico para contato:

scripta.alumni@uniandrade.edu.br

Os artigos submetidos à avaliação do Conselho da revista Scripta Alumni devem obedecer às seguintes normas:

1) ASPAS SIMPLES: Devem ser usadas apenas em trechos entre aspas duplas, para sinalizar termos que estão entre aspas duplas no texto original. Ex.: “O significado do termo ‘novela’, nesse contexto (...).”

2) Citação de um autor em outro. Ex.: (DRUMMOND, citado em BRAYER, 1978, p. 101).

3) CITAÇÕES: Citações de até 4 linhas devem ser incluídas no próprio texto, entre aspas. Citações com mais de 4 linhas devem ser destacadas do texto, alinhadas a 6 cm da margem esquerda da página, digitadas com espaçamento 1,0 fonte Arial 10 e não conter aspas. Não colocar ponto depois dos parênteses que indicam a fonte, nas citações longas. Citações em língua estrangeira devem ser traduzidas em nota de rodapé. Após a primeira nota de tradução, informar o nome do tradutor.

4) DESTAQUES NAS CITAÇÕES: As expressões “ênfase acrescentada” ou “ênfase no original” devem vir logo depois do número da página. Ex.: (PROUST, 1999, p. 89-90, ênfase acrescentada) ou (PROUST, 1999, p. 89-90, ênfase no original).

5) DIVISÕES DO TEXTO: O texto deve conter as partes intituladas “Introdução”, “Conclusão” e “Referências”. O desenvolvimento deve ser redigido em dois ou mais blocos, sendo que cada um deles deve ter título próprio. As partes do texto não devem ser numeradas. O título de cada parte do texto deve ser alinhado à esquerda e redigido em caixa alta, sem negrito. Usar 2 espaços entre o fim do texto anterior e o novo título; usar 1 espaço apenas entre o título e o início do texto seguinte. Não iniciar/encerrar partes do artigo com citações, nem com figuras.

6) ENVIO DO ARTIGO: O artigo deve ser inserido na plataforma:

https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/index

O formato do texto deve ser “Word” (modo de compatibilidade). Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail. Para saber mais sobre como se cadastrar em nosso site e/ou sobre o processo de submissão do trabalho, acesse o link abaixo:

https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/about/submissions#onlineSubmissions

7) EPÍGRAFE: Deve vir após o título da parte a que se destina a epígrafe, alinhada à direita, em itálico, sem aspas. Na linha seguinte, informar o nome do autor, entre parênteses, sem itálico e alinhado à direita. Ex.:

Mesmo ao jantar é preciso conhecer a literatura.

(Petrônio)

Caso o autor queira informar nome e ano da obra, bem como a página de onde a epígrafe foi tirada, incluir isso em nota de rodapé, e não nos parênteses. Entre os parênteses, deve vir apenas o nome do autor.

8) ESPAÇAMENTOS: 1,5 no corpo do texto / 1,0  nos resumos e nas citações longas.

9) FIGURAS: Devem vir centralizadas e trazer legenda, também centralizada, em letra Arial 9 e espaçamento simples, com as seguintes informações: Número da figura, título e fonte. Remover o hiperlink dos endereços eletrônicos citados nas legendas. Para isso, basta selecionar o endereço eletrônico e seguir os comandos: Inserir > Hiperlink > Remover link. As fontes das imagens devem ser citadas, de modo completo, na lista de “Referências”. Quando houver figuras em sequência, elas devem ser dispostas uma abaixo da outra.

Ex. de legenda para figura cuja fonte é eletrônica:

Figura 1: Il paese della cuccagna .

Disponível em: <site consultado>.

Ex. de legenda para figura cuja fonte é impressa:

Figura 2: Lavadeiras. (ANDERSEN, 1983, p. 302)

10) NOTAS: Usar apenas notas de rodapé (não são admitidas notas de fim), em letra Arial 9 e espaçamento simples. Caso haja transcrição de trechos nas notas, usar aspas e informar a referência logo após a citação, incluindo, entre parênteses, sobrenome do autor em caixa alta, ano e número da página. As notas não devem ser usadas para indicar as referências completas das citações. Essa função cabe à última parte do artigo, intitulada “Referências”.

11) NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: Os artigos submetidos à análise do conselho editorial devem seguir as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. O conselho reserva-se o direito de recusar textos que não atendam a este item ou que apresentem muitas incorreções.

12) PAGINAÇÃO: As páginas do artigo não devem ser numeradas.

13) REFERÊNCIAS: Sob o título “Referências”, constituem a última parte do artigo. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, depois da “Conclusão”. Seguem exemplos e normas que devem ser usados nas “Referências”:

a) Autores: O(s) primeiro(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser abreviado(s). Ex.: GOMES, C. Quando houver dois ou mais autores, separar os nomes usando “;” (o “&” não deve ser usado). Ex.: GUINSBURG, L.; FERNANDES, S. Quando duas ou mais obras do mesmo autor fizerem parte das “Referências”, usar um traço de cinco espaços da tecla do sublinhado para indicar a autoria, a partir da segunda obra. Ex.:

ALENCAR, J. de. Iracema. São Paulo: Livraria Martins, 1941.

_____. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1964.

b) Coleção: Deve ser informada ao final da referência, entre parênteses. CARTAL, D. Arte contemporânea, v. 1. São Paulo: Ática, 1992. (Coleção Arte de todos os tempos).

c) Edição: Pode ser informada logo após o título, neste formato: GOMES, C. Metodologia científica. 2. ed.

d) Editora: Apenas o nome da editora deve ser citado. Não incluir antes dele a palavra “Editora” ou a abreviatura “Ed.”.

e) Modelo de entrada para artigos publicados em revistas e periódicos:

ALMEIDA, R. Notas sobre redação. A palavra, v. 1, n. 4, Rio de Janeiro, abr. 2003, p. 101-124.

Observar a ordem das informações: autor, título do texto, título do periódico, volume, número, cidade, data e número de páginas.

f) Modelo de entrada para filmes:

A MARVADA carne. Direção de André Klotzel. BRA: Cláudio Kahns e Tatu Filmes; Embrafilme, 1985. 1 DVD (77 min).

Observar a ordem das informações: nome do filme com a primeira palavra em caixa alta (ou com as duas primeiras em caixa alta, se a primeira for artigo), direção, país de origem, nome do produtor, nome do distribuidor, ano, quantidade e tipo de mídia e número de minutos entre parênteses.

g) Modelo de entrada para livros:

GOMES, C. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlântica, 2002.

h) Modelo de entrada para textos eletrônicos:

LIMA, G. A importância das formas. Disponível em: http://www.format.com.br. Acesso em: 21 set. 2006. Remover o hiperlink dos endereços eletrônicos citados nas referências. Para isso, basta selecionar o endereço eletrônico e seguir os comandos: Inserir > Hiperlink > Remover link.

No corpo do artigo, para citar a fonte de textos eletrônicos, utilizar, entre parênteses, apenas o sobrenome do autor e a data de acesso (não usar a data de publicação do texto). Ex.: (LIMA, 2006).

i) Modelo de entrada para textos impressos:

CASTANHO, A. Como fazer projetos. In: GOMES, C. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlântica, 2002, p. 20-34.

Nesse exemplo, observar que apenas o título do livro deve ser grafado em itálico. O título do texto não recebe itálico. Além disso, depois do ano, é preciso acrescentar o número das páginas inicial e final do texto consultado.

j) Modelo de entrada para e-books:

SMITH, V. L. Hosts and guests: The anthropology of tourism. Philadelphia: University of Pennsylvania, 1989.  Disponível em: http://abc.net-plublication. Acesso em: 16 abr. 2007. (Edição Kindle).

No corpo do artigo, para citar a fonte de e-books, utilizar, entre parênteses, apenas o sobrenome do autor e a data de publicação. Ex.: (SMITH, 1989).

l) Modelo de entrada para séries:

GLITCH. Direção: Emma Freeman. AUS, 2015. Matchbox Pictures; Netflix (2 temporadas).

Observar a ordem das informações: nome da série com a primeira palavra em caixa alta (ou com as duas primeiras em caixa alta, se a primeira for artigo), direção, país de origem, ano, nome do produtor, nome do distribuidor e número de temporadas entre parênteses.

m) Modelo de entrada para faixas de CD (1) e para CD inteiro (2):

Exemplo 1: MONTE, M. Vilarejo. In: _____. Infinito particular. EMI Music Brasil, 2006, faixa 2.

Exemplo 2: MONTE, M. Infinito particular. EMI Music Brasil, 2006, 1 CD.

Caso a música ou o CD seja de uma banda, apenas o primeiro nome deve vir em caixa alta. Exemplos:

CAPITAL Inicial.

ROLLING Stones.

n) Modelo de entrada para trabalhos de conclusão, dissertações e teses:

CLAUDINO, R. Palavra e imagem no século XXI. Dissertação (Mestrado em Letras). Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

o) Organização: Em coletâneas, o nome do organizador deve abrir as referências. Nesse caso, depois do nome, deve-se incluir “(Org.). Ex.: SEVERO, T. (Org.). Estudos sobre textualidade.

p) Referências duplas: Não devem ser usadas. Em caso de artigos publicados em periódicos, mas acessados eletronicamente, deve-se seguir o “Modelo de entrada para textos eletrônicos” (ver item 13 h).

q) Subítulos: Não devem ser grafados em itálico. As iniciais maiúsculas devem ser usadas apenas na primeira palavra dos títulos e nos substantivos próprios. Ex.: O pós-dramático: Um conceito operativo?

r) Títulos: Devem ser grafados em itálico. As iniciais maiúsculas devem ser usadas apenas na primeira palavra dos títulos e nos substantivos próprios. Ex.: Metodologia científica.

s) Tradução: Após o título, citar o nome do tradutor da obra, que deve ser antecedido pelos termos “Tradução de”. Ex.:

LEHMANN, H. Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

t) Volume: Deve ser informado logo após o título, neste formato: CARTAL, D. Arte contemporânea, v. 1.

14) REFERÊNCIAS DOS TRECHOS CITADOS: Depois das citações ( e não antes), incluir, entre parênteses e separados por vírgula, sobrenome do autor em caixa alta, ano de publicação e número da página. Ex.: (MILLER, 2003, p. 45). Não informar o ano da obra antes da citação, para não repetir a informação. Quando a fonte de uma obra já estiver mencionada no parágrafo, de modo completo, basta colocar, nas demais fontes do parágrafo, o número da página, usando apenas: (p. 45). Entretanto, ao iniciar novo parágrafo, a fonte deve novamente ser informada de modo completo. Todos os trechos transcritos no artigo, sejam de textos impressos, eletrônicos, filmes, etc., devem informar as referências entre parênteses.

15) RESUMOS E PALAVRAS-CHAVE: Primeiro devem ser apresentados em português e depois em inglês. Devem respeitar o limite de 100 a 120 palavras e devem ser colocados logo após o título do artigo e antes da “Introdução”.  As palavras “Resumo” e “Abstract” devem vir em caixa alta e negrito. Os termos “Palavras-chave” e “Keywords” devem vir em caixa baixa e negrito. Depois de cada resumo, incluir as palavras-chave (de 3 a 6), separadas por ponto final. Ex.: Palavras-chave: Intermidialidade. Arte contemporânea. Palavra. Imagem.

16) SUPRESSÃO DE TRECHOS NAS CITAÇÕES: Usar reticências entre parênteses: (...). As reticências entre parênteses devem ser usadas inclusive nas citações que iniciam com letra minúscula, o que indica que houve a supressão do início do trecho transcrito.

17) TAMANHO DO ARTIGO: Mínimo de 10 páginas e máximo de 20 páginas.

18) TIPO E TAMANHO DAS LETRAS: Arial 12 no texto. Arial 10 nos resumos e  nas citações longas.

19) TÍTULO DO ARTIGO: Caixa alta, sem negrito e centralizado, antes do resumo em língua portuguesa. Deve ser apresentado o título em português, seguido do título em inglês.

20) TÍTULOS DE TEXTOS E OBRAS: Quando aparecerem no corpo do texto, devem ser grafados sem aspas e em itálico. Independentemente do fato de serem em língua portuguesa ou estrangeira, devem ter inicial maiúscula apenas a primeira palavra do título e os substantivos próprios. Todos os títulos, sem exceção, devem ser grafados em itálico, sem importar o fato de ser poema, romance, conto, etc.

21) TRADUÇÃO DE TRECHOS CITADOS: Caso o autor do artigo tenha traduzido trechos de obra escrita em língua estrangeira, informar isso em nota de rodapé vinculada à primeira tradução. Não usar “Tradução minha” ou “Tradução nossa”.

IMPORTANTE:

  • Os trabalhos submetidos à análise do Conselho Editorial da Revista devem obedecer rigorosamente às normas de publicação, pois a formatação é um critério eliminatório. O Conselho Editorial da Scripta Alumni reserva-se o direito de recusar os artigos que não atendam às regras estipuladas acima.
  • Os autores poderão submeter apenas um trabalho para publicação por ano.
  • Trabalhos em coautoria devem ser escritos, no máximo, por dois autores.
  • Todos os autores devem fornecer os dados de identificação abaixo (do trabalho, do(s) autor(es) e do professor orientador) de modo completo, em arquivo separado. Esses dados devem ser postados, no site da revista, como “Documento Suplementar”. Em razão disso, no artigo não deve aparecer nenhum dado de identificação: nem o(s) nome(s) do(s) autor(es), nem do orientador. Por isso, ao dar o comando "Salvar como", será aberta uma caixa. Nessa caixa, antes de salvar o arquivo, deve-se apagar o nome do autor. Depois de se certificar de que o nome do autor do arquivo foi apagado, basta clicar em “Salvar”. As informações de autoria e orientação devem constar apenas do “Documento Suplementar” (em formato “Word” e modo de compatibilidade), para que seja priorizado o processo de avaliação cega. Dados que devem constar do arquivo de identificação:

Favor preencher os dados abaixo (todos os campos são de preenchimento obrigatório):

1.  TÍTULO DO ARTIGO:

2.  DADOS DO(A) AUTOR(A):

a) Nome completo e por extenso:

b) E-mail:

c) Nível que está cursando (Graduação, Mestrado ou Doutorado):

d) Nome completo do curso/programa que está cursando:

e) Instituição de origem (nome completo e sigla):

f) Cidade e estado da instituição de ensino em que o(a) autor(a) estuda:

g) Link de acesso ao currículo Lattes do(a) autor(a):

h) O artigo foi produzido com verba (bolsa de estudo) de alguma agência de fomento?

i) O(A) autor(a) tem registro no Orcid?

Os dois itens abaixo só devem ser respondidos, se você marcou “Sim” no tópico h:

  • Sigla da agência de fomento:
  • Nome completo (por extenso) da agência de fomento:

O item abaixo só deve ser respondido, se você marcou “Sim” no tópico i:

  • Link de acesso ao Orcid ID do(a) autor(a):

3.  DADOS DO(A) ORIENTADOR(A):

a)  Nome completo e por extenso:

b)  E-mail:

c)  Instituição em que leciona (nome completo e sigla):

d)  Cidade e estado da instituição de ensino em que o(a) professor(a) orientador(a) leciona:

e)  Titulação (mestre ou doutor), incluindo a área e a instituição:

Não serão aceitos artigos com dados de identificação incompletos.

Não serão aceitos artigos sem designação de um orientador.

Na ocasião do envio dos pareceres, o e-mail será obrigatoriamente enviado pela editora da revista, com cópia para o professor orientador.

Os autores da revista devem ser alunos (de graduação, mestrado ou doutorado), com matrícula ainda vigente. Trabalhos de autores que já concluíram os estudos não serão considerados pelo Conselho desta revista.

  • Para saber mais sobre o envio do “Documento Suplementar” e as demais etapas do processo de submissão, em nossa plataforma eletrônica, acesse o link abaixo:

https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/about/submissions#authorGuidelines

ETAPAS E PROCESSO DA SUBMISSÃO DO TEXTO

1. Acesse o link da revista:

https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/index

2. Acesse a opção “Cadastro” e, caso você ainda não seja cadastrado, preencha seus dados para se cadastrar. Nessa operação, escolha as funções de Leitor e de Autor. Importante: Caso a função de Autor não seja ativada por você, na hora do cadastro, o envio de artigos não será possível. Sendo assim, certifique-se de que a função Autor está ativada.

A partir do passo 3, o procedimento é o mesmo para quem já tem cadastro e para quem acabou de se cadastrar.

3 Depois de feito o cadastro, basta entrar no site da revista:

https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/index

Clicar na aba superior “Página do usuário”, clicar sobre “Autor” e depois selecionar a opção que permite iniciar nova submissão.

4. Escolher a seção genérica “Artigos”.

5. Marcar todas as caixinhas do item “Condições para a submissão”.

6. Marcar a caixinha do item “Declaração de Direito Autoral”.

7. Depois, na aba “Transferência do manuscrito", postar o arquivo do artigo. Após ter postado esse arquivo, identificá-lo, marcando a opção "Texto do artigo".

8. Posteriormente, é preciso clicar em "Add file", no canto superior direito da página, e postar o Documento Suplementar. Depois de postar esse arquivo, identificá-lo, marcando a opção "Outro".

9. Na etapa de inclusão dos dados/metadados do artigo, basta preencher as informações solicitadas nos campos obrigatórios.

10. Depois você deve finalizar sua submissão, na última tela. Após concluir o processo, você receberá um aviso de que a submissão foi concluída.

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CALL AND GUIDELINES FOR PUBLICATION

The Scripta Alumni Journal (ISSN 1984-6614 / eISSN 2676-0118), with B3 concept in Qualis Capes, is a semiannual electronic publication of the Master and Doctorate Courses in Literary Theory at the Campos de Andrade University Center (UNIANDRADE).

Until August 2024, Scripta Alumni will publish the v. 27, n. 1, corresponding to the first half of 2024. For this issue, articles that discuss the topic Puzzle Literature, which can be associated with the following concepts and typologies.

In this context, the literary texts analyzed must be presented as a combination of: voices; media; ethnicities and cultures; texts; languages; textual genres; versions; times; places; etc. Given these possibilities, several concepts can be discussed. Voices and versions can be associated with narrative focus and issues of perspective. Media, texts and textual genres are easily related to intermediality, intertextuality and collage. Different ethnicities and cultures provide the basis for deepening identities, diversity and other issues relevant to the area of Cultural Studies. Varied languages can motivate discussions about plurilinguism, the construction of meanings and subjectivities in places of speaking and listening. As for the different times and spaces, some viable approaches are, respectively: those related to the combinations or predominance of present, past and future; and those that concern the setting, the mobility of the characters in the story and the presence/absence of borders.

Other topics and other textual types, not mentioned here, will also be welcome, as long as they are relevant to the dossier proposed in this call. Important: In the “Abstract”, the author must establish a clear link between the theme of the work and the theme “Puzzle Literature”.

Authors interested in publishing articles must submit the paper until April 15, 2024, through the journal's electronic platform.

The papers must be submitted exclusively on the page:

E-mail address for contact:

The authors interested in collaborate with the Scripta Alumni Journal must verify the compliance of the submission concerning these norms:

a)  The articles must be edited in the formats .doc or .docx.

b)  The texts must be edited in this format: A4 size sheet; between 10 and 20 pages; title (capitalized and centralized); abstract (using 100-120 words) and keywords (3 to 6) in Portuguese and in English.

c)  Font size: Arial 12 in the text; and Arial 10 for abstracts, keywords, footnotes and long citations.

d)  Long citations, with more than 4 lines, must be separated from the paragraph.

e)  Leading space: 1.5 in the body of the text; and 1.0 for abstracts, keywords, footnotes and long citations.

f)   After abstracts and keywords, the articles must have the following parts (without number): Introduction; Development (divided into at least two parts); Conclusion; and References.

g)  The articles must not be paginated.

h)  If the paper contains images, all figures must present: numbering, subtitle and source consulted.

i)    Footnotes should be used only if necessary.

j)   In quotes, to suppress passages, use: (...).

k)  Foreign languages and Latinisms: in italics.

l)    Highlights: in bold.

m)All titles (novels, short stories, essays, plays, films, poems, etc.) must be in italics.

n) After each quote, inform the source consulted, in this format: (MILLER, 2003, p. 45).

o) Some examples of References:

Books or texts by the same author:

ALENCAR, J. de. Iracema. São Paulo: Livraria Martins, 1941.

_____. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1964.

Journal’s articles:

ALMEIDA, R. Notas sobre redação. A palavra, v. 1, n. 4, Rio de Janeiro, abr. 2003, p. 101-124.

Movies:

A MARVADA carne. Direção de André Klotzel. BRA: Cláudio Kahns e Tatu Filmes; Embrafilme, 1985. 1 DVD (77 min).

Books:

GOMES, C. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlântica, 2002.

Digital texts:

LIMA, G. A importância das formas. Disponível em: http://www.format.com.br. Acesso em: 21 set. 2006.

Chapters:

CASTANHO, A. Como fazer projetos. In: GOMES, C. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlântica, 2002, p. 20-34.

p) The papers submitted must not contain in the body of the text any mention of authorship or academic affiliation. These informations should only appear in the file called Supplementary Document.

q) The Supplementary Document file must contain the following items:

1. ARTICLE’S TITLE:

2. AUTHOR DATA:

Student’s name:

E-mail:

Level you are attending (Undergraduate, Master or Doctorate):

Course Name:

Affiliation / Academic institution (please include city, state and country):

Link to the author's Lattes curriculum:

Was the article produced with funds (scholarship) from any funding agency? If so, please provide the full name of the funding agency:

Is the author registered with Orcid? If so, please provide an access link to the author's Orcid ID:

3. PROFESSOR ADVISOR DATA:

Professor’s name:

E-mail:

Affiliation / Academic institution (please include city, state and country):

Degree (including area and institution):

r) Articles with incomplete identification data will not be accepted.

s) Articles will not be accepted without the appointment of a professor advisor.

t) The authors interested in collaborate with the Scripta Alumni Journal must be students.

u) Authors may submit only one work for publication per year.

v) Co-authored works must be written by a maximum of two authors.

x) Scripta Alumni Journal does not charge publication fee.

Diretrizes para Avaliadores

A avaliação é feita no formulário próprio para avaliação de artigos, levando em conta:

- A obediência do trabalho apresentado à chamada de publicação e às normas da revista, que são enviadas para os avaliadores por e-mail.

- Os critérios estabelecidos no formulário de avaliação.

Todos os avaliadores recebem do editor de texto as orientações de como proceder na emissão do parecer.

Em caso de dúvidas dos avaliadores, basta contatar a editora responsável:

Profa. Dra. Verônica Daniel Kobs

E-mail: scripta.alumni@uniandrade.edu.br

Não é permitido que os avaliadores enviem o formulário de avaliação por e-mail. O formulário deve ser preenchido na plataforma eletrônica.

Conflito de Interesses

No ato da submissão, os autores devem informar ao editor se há qualquer possibilidade de conflito de interesses com relação à pesquisa.

Ao receberem o pedido para avaliar um artigo, os avaliadores devem declarar ao editor  se há qualquer possibilidade de conflito de interesses com relação à pesquisa.

Seções da Revista

Dados da publicação

Seção desativada e substituída pela seção "Expediente".

Apresentação

Seção interna da revista, destinada a apresentar o dossiê temático de cada edição, com uma discussão que associe cada um dos artigos publicados a alguns referenciais teóricos pertinentes ao tema. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Sob responsabilidade do Editor. Indexada.

Literatura entre artes

A seção abrange artigos que estabeleção comparações entre a literatura e um tipo de arte, a fim de consolidar ou questionar os limites estéticos. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Espaço-símbolo, espaço-tempo

A seção abrange artigos que tratem dos cruzamentos entre espaço e tempo, bem como das questões especificamente espaciais, no sentido geográfico (territórios, delimitações e fronteiras) ou metafórico. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Arte/fato

A seção propõe discussões acerca das múltiplas e complexas relações entre arte e realidade. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Identidades

Os artigos desta seção devem incluir discussões a respeito dos Estudos Culturais, podendo compreender os conceitos de cultura, alteridade, empatia, interculturalidade, identidade nacional, internacionalização, gêneros, etnias, raças, etc. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Linguagem e metalinguagem

A seção trata das linguagens artísticas correspondentes aos diversos tipos de mídias e suportes. Além disso, há abertura às reflexões teóricas ou teórico-práticas sobre a função metalinguística, com ênfase à duplicidade da autoria e à autorreflexividade. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Textos em cena

Esta seção dá destaque à dramaturgia. Portanto, os artigos desta parte devem propor discussões sobre a teoria do teatro, peças escritas (publicadas nos formatos on-line ou impresso) e sobre a encenação teatral. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Presente e passado da poesia

Nesta seção, os artigos devem abranger necessariamente os textos poéticos, desde os modelos mais tradicionais até a contemporaneidade. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Chamada para publicação

Seção desativada e substituída pela seção "Chamada e normas para publicação".

Artigos

Esta seção é genérica e deve ser a escolhida por todos os autores, no momento em que ocorre a submissão do trabalho na plataforma da revista. A distribuição dos artigos aceitos para publicação pelas demais seções, mais específicas, é feita posteriormente, pela Editora da revista, a fim de agrupar os artigos do dossiê temático em subtemas. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Filosofia, Política e Literatura

Esta seção compreende artigos que sugerem aproximações da literatura com a política e a filosofia, isoladas ou em conjunto. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

História, Psicanálise e Literatura

Nesta seção, os artigos devem focalizar as diferentes associações da literatura com a história e a psicanálise, isoladas ou em conjunto. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Literatura, outras artes e outras mídias

Esta seção privilegia trabalhos que analisem adaptações de textos literários ou as questões referentes às diferenças e semelhanças da literatura com as artes, as mídias e a tecnologia, incluindo os suportes. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Textos, imagem e palavra

Os trabalhos destinados a esta seção devem analisar o texto literário sob o viés sígnico, sobretudo no que diz respeito às diferentes relações entre a palavra e a imagem. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Questões de (con)texto

Os artigos desta seção devem focalizar os vínculos do texto literário com o contexto, com as possibilidades de explorar os aspectos sociais, culturais, espaciais, políticos e históricos. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Arte e sociedade no novo século

Esta seção objetiva contemplar as mudanças que ocorreram nas artes em geral, como decorrência das transformações sociais, políticas e tecnológicas. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

O sujeito em sociedade

Esta seção preocupa-se com os temas relacionados ao indivíduo e aos aspectos sociais, englobando tanto as inclusões quanto as exclusões ou afastamentos. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Peça de teatro

Seção momentaneamente desativada.

Poema

Seção momentaneamente desativada.

Romances

Seção momentaneamente desativada.

Literatura irlandesa: ponto de partida e de chegada

Seção momentaneamente desativada.

Arte e corporalidade

Seção momentaneamente desativada.

Morte: entre vida e arte

Seção momentaneamente desativada.

Tempo e memória

A seção privilegia a análise do discurso memorialístico na literatura, enfatizando presente e passado, de modo isolado ou comparativamente. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Literatura fantástica e realidade

Seção momentaneamente desativada.

Literatura e (in)formação

Os trabalhos vinculados a esta seção devem discutir os pontos de contato entre o texto literário e o contexto informativo em geral, incluindo a literatura colonial brasileira (também chamada “de informação”). Outro viés possível refere-se às funções da literatura, na formação do indivíduo ou do aluno. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Escrita criativa

Esta seção dedica-se exclusivamente aos textos artísticos (por oposição aos artigos, que têm cunho acadêmico-científico). Entretanto, é imprescindível que todos os textos propostos nesta seção dialoguem com o tema informado na chamada de publicação em vigor. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Avaliação dupla cega pelos pares. Indexada.

Edição completa

Seção interna da revista, destinada a apresentar em arquivo único todos os artigos publicados em determinada edição. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Sob responsabilidade do Editor. Indexada.

Expediente

Seção interna da revista, destinada a apresentar todos os dados referentes à edição publicada, tais como: volume, número, ano, ficha catalográfica, equipe editorial, avaliadores, indexadores, divulgadores, sumário, etc. Resumo obrigatório (100-120 palavras). Sob responsabilidade do Editor. Indexada.

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