LITERATURA E IMAGENS MENTAIS
UMA ABORDAGEM TRÍPLICE DO ARQUÉTIPO DA INFÂNCIA EM O OCEANO NO FIM DO CAMINHO, DE NEIL GAIMAN
DOI:
https://doi.org/10.55391/2676-0118.2021.2159Palavras-chave:
Literatura comparada, Imagem artística, Imagem mental, Arquétipos, InfânciaResumo
Este artigo propõe uma adaptação, por parte da literatura comparada, da metodologia proposta pelo historiador da arte Artur Freitas em História e imagem artística: por uma abordagem tríplice (2004). A justificativa é a dificuldade em se encontrar, no âmbito da literatura comparada, uma metodologia bem estruturada para tratar das imagens mentais que surgem em obras literárias, a exemplo do arquétipo da infância. Frente a essa lacuna metodológica, e impulsionados pela interdisciplinaridade fomentada pelo campo dos estudos culturais, levantamos esta hipótese: a de intercâmbio metodológico entre a História da Arte e a Literatura, o que permitirá a esta última sublevar-se contra limitações erigidas pelas fronteiras entre essas disciplinas, e enriquecer as análises das próprias imagens (mentais) que gera e reproduz.
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