O PALCO SOCIAL ALINHADO ÀS CARACTERÍSTICAS BRECHTIANAS EM SIX DEGREES OF SEPARATION, DE JOHN GUARE

Autores

  • Mariana Soletti da Silva PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.55391/2676-0118.2021.2162

Resumo

O presente artigo relaciona a teoria do palco social de Erving Goffman (2010; 2012; 2013) com características do teatro épico de Bertolt Brecht, conforme a leitura de Bornheim (1992), Rosenfeld (1965), e Willet (1974), na peça Six degrees of separation (1990), escrita por John Guare. Começamos a pontuar os principais pontos do teatro épico e da teoria do palco social e suas ressonâncias na sociedade, realizando relações interdisciplinares com a área de Sociologia. Introduziremos as ideias principais da peça para relacionar os aspectos teóricos com as suas passagens mais marcantes, enfatizando a hipótese de que o palco social, alinhado às características brechtianas, cria um tom de denúncia à produção, que ridiculariza e expõe a burguesia.

 

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Referências

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Filosofia, Política e Literatura