ANA DAVENGA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: A LÍNGUA PLURAL DO CORPO
Palavras-chave:
Mulher negra. Erótico. Sexualidade feminina. Pluralidade. Silenciamento. Ana Davenga.Resumo
O conto Ana Davenga, da escritora brasileira negra Conceição Evaristo, apresenta-nos uma personagem feminina negra bastante erotizada, consciente do seu corpo e resistente aos moldes socialmente criados para padronizar os comportamentos de mulheres. Usando os pressupostos de Audre Lorde sobre a essência erótica feminina num diálogo com a teoria de Lucy Irigaray sobre a sexualidade plural da mulher, observamos a personagem como voz/corpo que resiste ao silenciamento que a sociedade espera da mulher, como articulam Michelle Perrot e bell hooks. Também dialogamos com análises anteriores sobre o conto e a personagem, no intuito de expandir nosso entendimento a respeito de Ana Davenga, focando nosso olhar no seu ser erotizado, consciente e plural.
DOI: 10.18304/1984-6614/scripta.alumni.n14p110-121
Referências
ARAÚJO, F. S. de; SCHNEIDER, L. A escrita de Conceição Evaristo e a mulher negra como protagonista em “Ana Davenga”. In: SCHNEIDER, L.; MACHADO, C. (Org.). Mulheres no Brasil: Resistência, lutas e conquistas. 2. ed. João Pessoa: Universitária/UFPB, 2009, p. 153-166.
ARAÚJO, F. S. de. Righting/Writing the black female body in contemporary Afro-Brazilian literature. In: POGGIO, S.; VITERI, M. A. (Org.). Bodies, education and political leadership: A gender and feminist perspective. Equador: Impresores Fraga, 2014, p. 15-36.
BEALE, F. Double jeopardy: to be black and female. In: BAMBARA, T. C. (Org.). The black woman: An anthology. New York: Washington Square Press, 1970, p. 109-122.
EVARISTO, C. Olhos d’água. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.
FRANCO JUNIOR, A. Operadores de leitura da narrativa. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Org.). Teoria Literária: Abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2009, p. 33-58.
HOOKS, B. Talking back: Thinking feminist thinking black. 1. ed. Toronto: Between the Lines, 1989.
IRIGARAY, L. This sex which is not one. In: KOLMAR, W. K.; BARTKOWSKI, F. (Org.). Feminist theory: A reader. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 2005, p. 317-321.
LORDE, A. Uses of the erotic: the erotic as power. In: _____. Sister outsider. New York: Crossing Press, 1984, p. 53-59.
PERROT, M. Os silêncios do corpo da mulher. Tradução de Luiz Antônio Oliveira de Araújo. In: MATOS, M. I. S.; SOIHET, R. (Org.). O corpo feminino em debate. São Paulo: Unesp, 2003, p. 13-27.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista permitirá que os autores retenham os direitos autorais e de publicação de seus artigos sem restrições.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .