A DESCONSTRUÇÃO DA BOA MULHER
BREVE ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTO AMOR, DE CLARICE LISPECTOR, E DO ROMANCE DIAS DE ABANDONO, DE ELENA FERRANTE
DOI:
https://doi.org/10.55391/2676-0118.2023.3013Palavras-chave:
Boa mulher, Rostidade, Deleuze e Guattari, Espaço femininoResumo
Neste estudo, analisamos os processos de (des)rostificação da boa mulher por meio do estudo comparativo entre duas narrativas: o conto Amor de Clarice Lispector, focando na protagonista Ana, e o romance Dias de abandono, de Elena Ferrante, analisando a personagem Olga. Investigamos o espaço do feminino nas narrativas, o desenvolvimento psicológico das protagonistas e a ocorrência do movimento que culmina em um rompimento das linhas molares, além da desconstrução do rosto da mulher exemplar. Para isso, utilizamos os conceitos de rostidade e das diferentes linhas de segmentaridade, propostos por Deleuze e Guattari (1996a; 1996b). Também nos embasamos nos escritos de Simone Beauvoir (1970), entre outras autoras relacionadas ao objeto de estudo.
Referências
BEAUVOIR, S. O segundo sexo: Fatos e mitos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 2017.
BUTLER, J. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. 4. ed. Difusão Europeia do Livro: 1970.
CAMPELLO, E. A crítica literária de saia justa. In: STEVENS, C. A mulher escrita: A escrita-mulher? Brasília: Civilização Brasileira, 2009, p. 5-18.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia, v. 1. São Paulo: 34, 1996a.
_____. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia, v. 3. São Paulo: 34, 1996b.
FERRANTE, E. Dias de abandono. 1. ed. Tradução de Francesca Cricelli. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016.
LISPECTOR, C. Laços de família: Contos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MENDES, A.; OLIVEIRA, G.; ARF, L. A escrita de autoria feminina: Memória, resistência e decolonialidade. Campo Grande: UFMS, 2023.
WOOLF, V. Um teto todo seu. São Paulo: Unesp, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista permitirá que os autores retenham os direitos autorais e de publicação de seus artigos sem restrições.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .