CONVERGÊNCIA E DIVERGÊNCIA ENTRE LINGUAGEM E MENTE EM DIAS DE ABANDONO, DE ELENA FERRANTE

Autores

  • Cesar Paulo da Silva UEPG

DOI:

https://doi.org/10.55391/2676-0118.2023.3016

Palavras-chave:

Elena Ferrante, Dias de Abandono, Linguagem e narrativa, Deleuze e Guattari

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a linguagem utilizada por Elena Ferrante no romance Dias de abandono para retratar as mudanças psíquicas vivenciadas pela protagonista Olga. Ferrante apresenta a jornada emocional de uma mulher abandonada por meio de uma escrita consciente e distante. Tal linguagem transmite a intensidade dos sentimentos de Olga sem recorrer a recursos tradicionais que situariam o psicológico da protagonista em um espaço que, aparentemente, evidenciaria um retrato fiel dos momentos vividos. A pesquisa buscará compreender como essa estratégia estilística de deslocamento psicológico contribui para evidenciar a angústia e a solidão da personagem central. Com base em investigações no próprio texto e referências teóricas pertinentes, almeja-se oferecer novas perspectivas para a compreensão desta narrativa e de sua autora.

Referências

CARVALHO, A. L. C. Foco narrativo e fluxo da consciência. 1. ed. São Paulo: Unesp Digital, 2012.

CRICELLI, F. Ler e traduzir Elena Ferrante: Tradução e a íntima transgressão da linguagem. Disponível em: https://derivaderiva.com/ler-e-traduzir-elena-ferrante. Acesso em: 7 nov. 2023.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6513246/mod_resource/content/1/Mil%20plato%CC%82s%20capitalismo%20e%20esquizofrenia%20Vol%203%20by%20Gilles%20Deleuze%20Felix%20Guattari%20%28z-lib.org%29.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.

FERRANTE, E. A amiga genial. 1. ed. Tradução de Maurício Santana Dias. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2015.

_____. A filha perdida. 1. ed. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016a.

_____. Dias de abandono. 1. ed. Tradução de Francesca Cricelli. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016b. _____. História do novo sobrenome. 1. ed. Tradução de Maurício Santana Dias. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2016c. _____. História de quem foge e de quem fica. 1. ed. Tradução de Maurício Santana Dias. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2016d.

_____. Um amor incômodo. 1. ed. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016e.

_____. Frantumaglia: Os caminhos de uma escritora. 1. ed. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017a.

_____. História da menina perdida. 1. ed. Tradução de Maurício Santana Dias. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2017b. _____. “Escrever é como girar a faca na ferida”, revela Elena Ferrante. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/literatura/escrever-e-como-girar-a-faca-na-ferida-revela-elena-ferrante/. Acesso em: 7 nov. 2023.

FRIEDMAN, N. O ponto de vista na ficção: O desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP, n. 53, São Paulo, mar./mai. 2002, p. 166-182.

I GIORNI dell’abbandono. Direção de Roberto Faenza. ITA: Jean Vigo Italia e Sky, Medusa Film; Medusa Distribuzione, 2005. 1 DVD (96 min).

L’AMIGA geniale. Direção: Edoardo De Angelis. ITA; EUA, 2023. Fandango, Mowe, The Apartment, Umedia e Wildside; Rai 1 e HBO (3 temporadas).

L’AMORE molesto. Direção de Mario Martone. ITA: Lucky Red, Rai 3 e Teatri Uniti; Film Movement, 1995. 1 DVD (104 min).

LA VITA vita bugiarda degli adulti. Direção: Saverio Costanzo. ITA, 2023. Fandango; Netflix (1 temporada).

LEITE, L. C. M. O foco narrativo. 10. ed. São Paulo: Ática, 1985.

MILKOVA, S. Elena Ferrante as world literature. 1. ed. Londres: Bloomsbury Academic, 2021.

THE LOST daughter. Direção de Maggie Gyllenhaal. EUA, GRE: Endeavor Content, eOne, Faliro House Productions, In the Current, Pie Films e Samuel Marshall Productions; Netflix e Spentzos Films, 2021. AVCHi-Mobile (122 min).

WOOD, J. “Corporações tentam criar literatura global”, diz crítico literário James Wood. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/09/1921080-corporacoes-tentam-criar-literatura-global-diz-critico-literario-james-wood.shtml. Acesso em: 7 nov. 2023a.

_____. Women on the verge: The fiction of Elena Ferrante. Disponível em: https://www.newyorker.com/magazine/2013/01/21/women-on-the-verge. Acesso em 7 nov. 2023b.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Edição completa