Avaliação da aprendizagem – abordagem da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no Ensino Superior

Autores

  • Denis Pereira Martins Centro Universitário Campos de Andrade
  • Mariana Gonçalves Vieira Centro Universitário Campos de Andrade

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar como ocorre o processo avaliativo quando utilizada a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em uma Instituição do Ensino Superior. A PBL é uma metodologia que tem o intuito de quebrar paradigmas tradicionais no ensino aprendizagem, apresentando propostas inovadoras para que a educação possa atender as novas demandas sociais. O processo metodológico se deu através de análises documentais, observações em sala de aula e aplicação de questionário. Todo este processo foi realizado no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior no Parará, onde buscou-se analisar como se fundamenta a proposta pedagógica e quais são as ferramentas e os agentes envolvidos na efetivação do processo avaliativo da IES, que assume como um dos seus componentes epistemológicos, a PBL e seus princípios qualitativos de avaliação.

Biografia do Autor

Denis Pereira Martins, Centro Universitário Campos de Andrade

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, pesquisa/bolsista pela CAPES. Mestre em Letras naUniversidade Estadual de Londrina, pesquisador/bolsista pela CAPES. Especialista em Prevenção à DependênciaQuímica pelo IBTF em 2014. Graduado em Letras Franco-Portuguesas na Universidade Estadual de Londrina em2007. Cursando Pedagogia pela Uninter. Consultor em Gestão Escolar de Qualidade pela Fundação L'Hermitage.Foi voluntário do Programa de Acompanhamento ao estudante com necessidades Educacionais Especiais entreos anos de 2005 e 2007. Atualmente é coordenador do curso de Letras e Pedagogia da Uniandrade; responsávelpela tutoria das disciplinas a distância da Faculdade Machado de Assis - FAMA; e Analista Técnico Sênior daGerência de Educação Básica e Continuada do Serviço Social da Indústria (SESI).

Mariana Gonçalves Vieira, Centro Universitário Campos de Andrade

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Campos de Andrade.

Publicado

2018-10-23