Avaliação da aprendizagem – abordagem da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no Ensino Superior
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar como ocorre o processo avaliativo quando utilizada a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em uma Instituição do Ensino Superior. A PBL é uma metodologia que tem o intuito de quebrar paradigmas tradicionais no ensino aprendizagem, apresentando propostas inovadoras para que a educação possa atender as novas demandas sociais. O processo metodológico se deu através de análises documentais, observações em sala de aula e aplicação de questionário. Todo este processo foi realizado no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior no Parará, onde buscou-se analisar como se fundamenta a proposta pedagógica e quais são as ferramentas e os agentes envolvidos na efetivação do processo avaliativo da IES, que assume como um dos seus componentes epistemológicos, a PBL e seus princípios qualitativos de avaliação.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Uma vez aceito o trabalho, o autor autoriza sua publicação na revista [L&P]- Licenciatura & Pesquisa UNIANDRADE, cedendo os direitos autorais e responsabilizando-se pela veracidade das fontes citadas e pelos créditos das citações.