LOURENÇOS E O GRIFO DE ABDERA

A PARÓDIA DE SI MESMO

Autores

  • Guilherme Lima Bruno E Silveira UFG
  • Vizette Priscila Seidel UFPR

DOI:

https://doi.org/10.55391/2676-0118.2021.2160

Palavras-chave:

Lourenço Mutarelli, Romance, Intertexto, Paródia, Hibridismo

Resumo

Neste trabalho, abordamos a ironia e a experimentação no romance O grifo de Abdera (2015), de Lourenço Mutarelli. Refletindo sobre esse gênero literário, que está sempre em desenvolvimento, e sobre o conceito de pós-modernismo de Hutcheon (1991), podemos nos por em embate com um texto que foge às definições e desafia o leitor num labirinto de realidade e ficção. O romance é uma combinação de estilos agenciados, sobretudo, pela diversidade social de linguagens que organizam artisticamente sua composição, a estrutura desse gênero não se deixa consolidar, sendo infinitas possibilidades poéticas. O grifo de Abdera cria um emaranhado complexo de autorreferencialidade, autoconsciência textual e mise en abyme, que compõem uma obra múltipla de crítica irônica e paródia de si, ultrapassando os limites entre artes visuais e literatura.

 

Política de acesso aberto padrão Diamante (Diamond Road Open Access).

Referências

BAKHTIN, M. Epos e romance. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4. ed. Tradução de Aurora Bernardini et al. São Paulo: UNESP, 1988.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas – Estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: UNESP, 2011.

GROENSTEEN, T. O sistema dos quadrinhos. Tradução de Érico Assis. Rio de Janeiro: Marsupial, 2015.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

HATFIELD, C. Alternative comics: an emerging literature. Mississipi: University Press of Mississipi, 2005.

HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro. Imago, 1991.

_____. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Tradução de Tereza Louro Pérez. Lisboa: 70, 1985.

_____. Narcissistic narrative: the metafictional paradox. Ontario: Wilfrid Laurier University Press, 1980.

MUECKE, D.C. Ironia e o irônico. São Paulo: Perspectiva, 1995.

MUTARELLI, L. O grifo de Abdera. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.

SAMOYAULT, T. A intertextualidade. São Paulo: Hucitec, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Arte/fato